Grupo de Cante Alentejano da USMMA

Este grupo é constituído pelos alunos da disciplina de cante alentejano, uma das cerca de 90 disciplinas da Universidade Sénior de Massamá e Monte Abraão (USMMA). Esta disciplina e grupo surgiram, nos princípios de 2015, por iniciativa de um grupo de 6 amigos que logo a seguir à declaração pela Unesco, em 27/11/2014, do cante alentejano como património imaterial da Humanidade, acharam que era uma boa ideia formar um grupo e que este resultaria, integrado num meio de cerca de 400 alunos, maiores de 55 anos, ávidos de aprender e amigos da cultura e do saber.

Para esta aula não há qualquer seleção à qualidade da voz ou “ouvido”. Matricula-se quem quer, gosta ou acha que cantar o Alentejo e o seu cante é uma boa maneira de ocupar parte do seu tempo livre. Durante as aulas, falamos do Alentejo, da sua cultura, do modo de ser do seu povo, e sobretudo cantamos e divertimo-nos. É mais uma tertúlia que uma aula. Somos, pois, um grupo informal. Não cantamos “bonito”. O que nos preocupa, sobretudo, é que quem nos ouve fique a gostar do cante alentejano, assim como nós gostamos.

Cantamos desde o mais típico cante alentejano, de qualquer zona do Alentejo, do cante com humor, do cante de autor ou até associamos o fado e o cante como duas realidades portuguesas, ambas património imaterial da humanidade e que estão condenadas a entenderem-se. Em cada canção, procuramos perceber o valor e a beleza da música, mas também a mensagem da letra. Integramos, até, o maior número possível de quadras nas cerca de 45 canções do nosso reportório, sendo assim mais um pretexto e razão para conhecermos melhor a “alma” alentejana.

Voltar